Vamos hidratar as cutículas?


Olá, meninas. Como passaram o fim de semana? Hoje resolvi fazer um post gigantesco pra falar sobre cuidados com unhas e cutículas. Como já mencionei em outros posts, recentemente eu decidi aposentar os alicates e não tirar mais as cutículas. Porque? Pois comecei a ler sobre isso e já vinha querendo parar há algum tempo (Oi, meu nome é Michelle, tiro as cutículas há uns 10 anos e quero me livrar do vício – bem AAA mesmo hahaha). E também comecei a perceber que quando eu tirava menos a cutícula, as unhas ficavam mais fortes e quebravam menos, então resolvi revolucionar geral e parar de vez.

Não sei se vocês sabem, mas tirar as cutículas é uma coisa que não é comum em todos os cantos do mundo. Na Europa e Estados Unidos, por exemplo, as manicures são proibidas de tirar as cutículas das clientes, então elas só as empurram com um palitinho para afastar e tirar o excesso. A função da cutícula é proteger a unha, então tirá-la pode ser muito prejudicial.  O único problema é acostumar com a mudança de hábito, já que aqui no Brasil aprendemos desde pequenininhas que a manicure fica mais bonita se a tirarmos, não é?

O segredo para conseguirmos nos afastar dos alicates de vez é HIDRATAÇÃO! Parece piada, mas eu passo o dia inteirinho passando cremes, óleos e pomadas nas unhas (isso não quer dizer que eu não faço nada o dia inteiro hahaha, eu só criei o hábito de sempre carregar esses produtos comigo, então usá-los tornou-se parte da minha rotina). E fica a dica, isso ajuda não só as cutículas, mas também no crescimento das unhas, proporcionando unhas fortes e saudáveis.

Vou mostrar pra vocês alguns dos produtos que uso e recomendo, e falar um pouco sobre cada um deles.

A famosa cerinha da Granado Pink.

Cera Nutritiva, unhas e cutículas, da Granado Pink – A famosa “cerinha” da Granado. Esse produto dispensa apresentações, não é? Acredito que todo mundo do mundo esmaltístico já tenha pelo menos ouvido falar sobre ele. Ele é uma cerinha que proporciona uma super hidratação para as cutículas, além de fortalecer as unhas. Ele realmente funciona, e seu uso contínuo parece ajudar as cutículas a crescerem menos, além de deixá-las muito macias, é claro. Uso há meses e posso dizer que não consigo mais ficar sem esse produto. O cheirinho é super suave, mas é uma delícia.

Mira-Cuticle da Avon. Alguém da Avon pode me explicar porque descontinuaram o melhor produto que eles ja fabricaram? Hello???

Mira-Cuticle, complexo redutor de cutículas, da Avon – O nome é uma piadinha com a palavra “Miracle”, que significa “Milagre” em inglês. Produto maravilhoso, que promete (e cumpre) diminuir o crescimento das cutículas com o uso prolongado. Esse produto é perfeito, mas só tem um defeitinho…foi descontinuado! =(

Até agora não entendi porque a Avon descontinuou um dos produtos mais antigos de sua linha, e pior, um que funciona mesmo! Agora nos resta encher o SAC deles (hahahaha juro que não era pra parecer piada) de emails pedindo pra relançarem o produto, ou lançarem outro no lugar.

Avoplex, da OPI. Detalhe do pincel.

 Avoplex Cuticle Oil to go, da OPI – Esse produto é um tipo de gel que vem numa bisnaguinha com um pincel na ponta. Esse gel é muito hidratante e tem um cheiro maravilhoso. Além de deixar as cutículas macias, ele proporciona o crescimento saudável das unhas. A embalagem é super pratica pra deixar na bolsa e passar o dia inteiro.

Cerinha da Burt’s Bees. O cheirinho dela é uma delícia.

Lemon Butter Cuticle Cream, da Burt’s Bees – Esse produto também é uma cerinha, no mesmo estilo que a da Granado. A diferença é que ela é absorvida muito mais rapidamente e parece que fica mais tempo na pele. Ela é feita com extrato de limão, o que deixa o cheirinho dela muito agradável. Além de nutrir e hidratar, o limão ajuda a clarear unhas amareladas, deixando-as mais branquinhas com seu uso prolongado (isso obviamente se usada sem esmalte). Adoro demais esse produto, e além dele ser maravilhoso, a Burt’s Bees não faz testes em animais, o que é mais importante ainda.   Seu conteúdo também é maior que o da Granado (17g da BB contra 7g da Granado).

Canetinhas hidratantes do Ebay. Notem que na embalagem vem escrito que é da OPI - só se for OPI do Paraguai!!! Haha

Cuticle Revitalizer Oil, marca “Xing-ling”comprada no Ebay (apesar da embalagem dizer que é da OPI, não é!) – Essas são as famosas canetinhas de cutícula, do Ebay Elas são facilmente encontradas em quase todos os vendedores de produtos de beleza, a maioria da China.  Apesar de não terem marca, elas são muito boas e realmente hidratam. São basicamente constituídas de vários óleos nutritivos, entre eles extrato de pêssego, manga, semente de uva, queratina e óleo de gergelim. São super praticas pra deixar na bolsa e passar toda hora. Disponível em várias fragrâncias.

 Alem de hidratar as cutículas, é também muito importante passar cremes nas mãos diariamente. Alguns produtos que uso são:   

Vasenol mãos e unhas. Cheirinho suave, e efeito muito bom.

Loção Hidratante Mãos e Unhas, da Vasenol – Esse creme é muito bom e promete unhas 30% mais fortes. Uso todo dia.

Hidratante de mãos, da Neutrogena. Sou viciada no cheirinho desse produto.

Hidratante antiidade para as mãos, da Neutrogena – Esse creme tem o cheiro mais maravilhoso que já senti na vida hahah. Não é exagero, ele tem cheiro de coisa de comer. Ele é tão hidratante que chega a ser grosso e deixa as mãos meio “melecadas”, então normalmente uso à noite, antes de dormir. Quando acordo, minhas mãos estão super hidratadas. Apesar de eu preferir usar somente à noite, ele é ótimo para o dia também, pois possui FPS 30. Não vivo mais sem esse cheirinho hihihi.

Renew Ultimate, da Avon. Muito bom.

Renew Ultimate, creme transformador para mãos e unhas, da Avon – Mais um creme que gosto de usar à noite (alterno com o da Neutrogena). Ele é super hidratante, também é bem grosso e tem FPS 15, mas o cheiro já não me agrada tanto (não é ruim, mas também não é tão bom quanto o da Neutrogena). Ele é uma segunda opção da Avon, mas ele não chega a ser um substituto para o Mira-Cuticle, pois não proporciona a diminuição do crescimento das cutículas.

Manteiga Emoliente, da Granado Pink. Ela é uma manteiga mesmo, super hidratante.

Manteiga Emoliente, da Granado Pink – Esse creme é MUITO hidratante, não é específico para as mãos, ele pode ser usado no corpo todo (principalmente em regiões ressecadas que precisam de bastante hidratação como cotovelos, joelhos e calcanhares). É ótimo para os pés. Por ser uma manteiga, ele é muito grosso e também deixa a mão “melecada”, mas muito hidratada. O cheirinho é o mesmo da cerinha.

Outros cremes que adoro são aqueles da Natura, tanto da linha “Ekos” quanto da linha “Todo Dia”. Ambas as linhas têm cremes muito bons e hidratantes, sendo que os da linha “Ekos” são absorvidos mais rapidamente, e não deixam as mãos engorduradas. O cheirinho que mais gosto é o de Castanha.

Bepantol

Bepantol Pomada, da Bayer – também é ótimo para usar antes de ir dormir pois é bem grosso e deixa os dedos engordurados. Ele tem propriedades cicatrizantes e hidratantes.

Instant Cuticle Remover, da Sally Hansen. Ótima alternativa para acabarmos com "pelinhas" teimosas.

Instant Cuticle Remover, da Sally Hansen – Não botava muita fé nesse produto, até usá-lo. Ele é um gel que contém um tipo de ácido que literalmente dissolve a cutícula (mas não se preocupem, pois ele não vai dissolver suas mãos hahah). A embalagem indica que é pra ficar 15 segundos com o produto nas cutículas (um dedo por vez) e logo após isso empurrá-las com um palito ou ferramenta de manicure e lavar imediatamente com água morna. Sinceramente, pra mim 15 segundos é muito pouco. Já tentei ficar somente isso, e até funciona, mas não como eu gostaria. Hoje em dia eu deixo um minuto por unha (a embalagem diz que não pode ficar mais que um minuto), e aí sim funciona. Ele dissolve somente a parte “morta” da cutícula, ajudando a nos livrarmos daquelas malditas “pelinhas” teimosas que ficam levantando. Não consigo mais viver sem esse produto, e recomendo muito. Ele funciona também para amolecer calos.

Recentemente vi um vídeo no youtube falando sobre o óleo de Vitamina E (puro).  Ele é ótimo para (entre outras coisas) unhas e cutículas, e muito hidratante. Ele é um super, hiper, ultra grosso e viscoso.  A vitamina E é a melhor vitamina que tem para as unhas. Eu não sei se temos algum produto desses no Brasil, mas acredito que em seja possível encomendá-lo em farmácias de manipulação. Vou pesquisar sobre isso durante essa semana e volto pra contar pra vocês.

Ufa, quanta coisa, não? Nem eu sabia que usava tudo isso heheh. Lendo o post parece que usar tudo isso vai nos consumir o dia inteiro, mas na verdade fica tudo tão automático que a gente nem percebe mais que o que está fazendo. Você não precisa parar o seu dia para hidratar as cutículas, faça disso um habito e incorpore-o à sua rotina diária. Desse jeito, suas cutículas estarão sempre hidratadas, suas unhas saudáveis, e você só estará se beneficiando!

E aí, meninas, o que vocês usam pra hidratar suas cutículas? Alguém mais resolveu se manter longe dos alicates? Deixem comentários contando suas experiências.

Espero que gostem desse post e que ele seja útil para vocês.

Beijos e boa semana.

28 thoughts on “Vamos hidratar as cutículas?

  1. Oi!🙂

    o que me interessa assunto de cuticulas!!🙂
    Deixei de tirar a minha cuticula faz tempo… e ando sempre de volta desses produtos maravilhosos.. as canetinhas “OPI” eu tenho assim como o Burts Bees que adoro.. em portugal o Bepantol se chama Bepanthene, mas é igualzinho… fiquei de olho nesse da Sally Hansen, eu tenho um verdinho em gel.
    Cá a Avon não tem nem nunca teve (creio eu) essa bisnaguinha para cuticulas.. os produtos são muito diferentes em Portugal e no Brasil

    Adorei seu post… desculpa a resposta ser longaaaa😉

    beijinhos

    • Oi querida.
      Imagina, nao precisa se desculpar, post longo merece comentarios longos tambem hahaha.
      Ai que delicia morar em Portugal.. tem tantos esmaltes legais e diferentes aí, queria muito mas ainda nao achei como comprar =(
      É impressionante como uma marca muda seus produtos de um país pro outro né?
      Muito obrigado por ler e comentar. =)
      Beijosss

  2. Eu uso o Mira-Cuticle da Avon adoro! estou na espera do novo creminho que colocaram no lugar do Mira pra ver se é bom
    Queria muito a cerinha da Granado ainda não encontrei para comprar.

    • Oie Josi.
      Eu tambem pedi um desse creminho novo para experimentar, vamos ver quando ele chegar, pra ver se é bom mesmo hehe. Mas ja ouvi falar que nao é igual, pois ele nao tem a substancia que faz as cutilas retrairem =/
      Granado dá pra pedir pelo site, flor… fica mais carinho por causa do frete mas vale a pena.
      Beijosss

    • Aiii, continue tentando. Eu tbm achei que nao fosse conseguir mas estou firme e forte há meses. Olha, esse azulzinho da Sally Hansen faz mágica viu. Vale muito a pena, porque acaba com as pelinhas.
      Tenta de novo, uma hora voce consegue =)
      Beijosss

  3. Amei as explicações! Muito esclarecedoras e gostaria de deixar aqui que a avon não parou de vender o miracuticula
    apenas mudou a embalagem!estou usando com a nova embalagem e não achei tão diferente asim ! Só acho ruim que a ponta da mais trabalho pra passar! E tb não tem aquela pontinha tipo cuteleira!
    bjs

    • Oie Katia.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado =)
      Sério? Mas você diz aquele novo creminho de mãos da Avon? Eu pedi ele, mas ele ainda nao chegou. Mas ouvi dizer que ele nao tem o ácido que faz as cuticulas retrairem como o Mira faz… entao nao sei se vai fazer o mesmo efeito =/ tomara que sim heheh.
      Beijosss

  4. eu achava que era impossivel nao tirar cuticula e mesmo assim ficar com a unha bonita. Hoje em dia eu nao tiro mais e vc tem toda a razao, hidratar eh o que faz a diferenca! Eu nao moro mais no Brasil e infelizmente nao tem cerinha Granado aqui na Alemanha, mas tem vaaaaarios produtos pra hidratar/amolecer/desfazer a cuticula. O Cuticle Remover da Nfu Oh é legal tbm! Recomendo!
    Parabens pelo Post! Adoro post de dicas :-))
    um beijo,
    samia

    • Oie Samia.
      Ai que delícia, Alemanha? =D
      Você nao conhece ninguem no Brasil que possa te mandar a cerinha da Granado? Ela é muito boa, mas tenho certeza que aí tem produtos igualmente bons ou até melhores né? hehe
      Humm, bom saber, anotado….vou ver se compro o Cuticle Remover da Nfu Oh também. =)
      Muito obrigada por ler e comentar.
      Beijosss

  5. Primeira vez que visito o blog e gostei de cara do post.
    Bom, tem uns 2 meses que parei de remover as cuticulas e so tenho hidratado, como isso faz diferenca viu. Minhas unhas ficaram mais fortes e desde entao nao quebraram mais, pode ser coincidencia por estar tbm usando a base de crescimento da Colorama, mas so sei que o resultado esta sendo otimo, uso Bepantol, cerinha, Mira, e o oleo Johnson & Johnsonna na hora em que tomo banho. A gente pensa que as unhas so ficam bonitas removendo as cuticulas, mas nao meninas, acho que fico ate melhor hidratando, nunca mais quero saber de alicate. (desculpa por nao tem acento, o teclado eh americano)

    • Oie Thais.
      Fico muito feliz que tenha gostado do blog =)
      Acho que nao é coincidencia nao, viu? Realmente parar de tirar as cuticulas fortalece as unhas. A base ajuda, mas acho que o principal foi isso hehe.
      Obrigada por comentar.
      Beijosss

  6. Michele, adorei o post, super bem explicadinho!!! Eu tento ao máximo não retirar as cutículas e uso de vez enquando a cerinha da granado e muito hidratante para as mãos após o banho, pq sinto as mãos extremamente ressecadas!!! Uso o Vasenol mãos e unhas… e mais alguns da avon, com cheiro de baunilha e um da casco de cavalo que ganhei de presente… tem um cheirinho maravilhosos e todos deixam as mãos bem hidratadas…

    Mas recentemente tive que apelar p o alicate, pq fiquei um tempo com as unhas abandonadas e as cutículas estavam pela hora da morte já heheheheh

    Agora estou hidratando para que elas cresçam saudáveis e hidratadas😀 bjs

    puroglamorous.blogspot.com

    • Que bom que está tentando ficar longe dos alicates. Realmente se parar de hidratar por um tempo elas ficam horríveis, mas o removedor da Sally Hansen ajuda e MUITO nessas horas, viu? Ele tira toda aquela camada ressecada =)
      Beijos.

  7. Tenho um problema com cuticular, pois sempre que as removo, elas descascam ate metade do dedo, gostaria de saber onde encontro essa cera granado e onde encontro tbm o instant cuticli remove? Parabens pelo seu blog, ele ‘e muito bem feito e vc apresenta temas que interessam a n’os mulheres!

    • Oi flor.
      A cerinha da Granado normalmente a gente acha em farmácias e perfumarias. Já o Instant Cuticle Remover é um pouco mais dificil de achar em lojas, mas no Ebay sempre tem, ou também com alguém que venda produtos importados.
      Muito obrigada pelo elogio, fico muito feliz =)
      Beijosss

  8. A-do-rei o post extremamente “profissa” e nos dá várias opções pra cuidar das garrinhas🙂
    Mas tô em dúvida com uma coisa … eu tirei a cuticula pela ultima vez (no salão) no natal :O e aqui em casa piniquei semana passada mas só comecei a hidratar mesmo com mira, glicerina e talz ontem :P… agora… eu tenho q tirar a cuticuti de novo e recomeçar a hidratar ou já embalo??
    Sorry o tamanho do comentário mas falando sou ainda pior kkk 1000 beijos e ótimo site ♥

  9. Oi, muito bom o seu post.
    Só não entendo como faz pra tirar só o excesso de pele das cutículas…. quero parar de tirar as cuticulas, mas quando empurro e a pele levanta, acabo tirando tudo.
    O que é o “excesso” que vcs falam?

    • Aquelas pelinhas que pulam pra fora sabe? Nao tem como deixa-las no dedo pq senao acaba machucando (e a tentação de tirar com o dente é mta heheh).

  10. Definitivamente vou ter uma conversinha com minha dermatologia. já tá passando da hora. Adeus alicate. Manicure só pra esmalta. Formulinha, la vou eu…

  11. Estou adorando também, hidratar as unhas !!!! Eu tinha uma “deficiência” mas minha unhas do dedinho, devido ser secretária e digitar muito, pois uso teclar para o trabalho, estudo, coisas pessoais, enfim para tudo.

    Qndo elas cresciam um pouco, no lado de dentro de casa uma delas (unhas do dedinho) se formava um “rachadinho”, sempre toda vez que chegava a X tamanho aparecia o rachadinho nas 2, até a unha quebrar, as vezes durava 1 semana, as vezes 2, mas o canto sempre quebrava. Elas ñ chegavam ficar curtinhas mas sempre eram menores que as demais. Agora isso acabou. \o/

    Gostaria de saber conseguem esse mesmo resultado com as cutilas dos pés? demora muito mais para ver o resultado? Um dia tem mesmo uma melhora? Pois eu já notei uma melhora gigantesca nas mãos e confesso ñ resisti e tirei as cutículas dos pés, estavam muito grossas e no meu dedinho então nem dava p ver a unha kkkkkkkkkkk

    Se existe algum milagroso para as cutículas dos pés, poderia me indicar? uso esse da avon ele deve ter voltado pois eu tenho ele e um gel de laranja, e ñ melhorou nos pés, só as mãos😀
    Uso também um esfoliante e um creme concentrado com ureia.

    Aguardo.

Deixe uma Resposta

